Por estes dias ouvi esta palavra e fiquei intrigada! Tão bem que falaram sobre ela e o quão difícil era pô-la em prática, que fui ver ao dicionário online o seu significado:
Abnegação: renúncia, sacrifício. Desprendimento do interesse próprio. Desinteresse.
Então uma pessoa abnegada é uma pessoa que abdica do seu próprio interesse em detrimento dos outros. Neste momento só me estou a lembrar das mães e dos seus filhos.
As mães são mesmo abnegadas. Acho que não existe amor maior: sem interesse, sem pedir nada em troca, só dar, porque os nossos filhos são partes de nós!
Em jeito de conclusão, eu acho que abnegação é o mesmo que amar o próximo como a ti mesmo. Fazer aos outros o que gostavas que te fizessem a ti. E é tão difícil fazê-lo! Pôr em prática...
Nos últimos tempos, quando tenho que tomar uma decisão que envolva pessoas, costumo-me perguntar com frequência: "Gostavas que to fizessem a ti?". E acreditem ou não, algumas decisões têm sido diferentes de há uns tempos atrás.
Gostei muito desta reflexão. Na verdade, enchemos a boca com essa palavra e depois é muito difícil pô-la em prática. Como tu dizes, verdadeiramente e constantemente só se vê das mães para os filhos. Beijos.
ResponderEliminarÀs vezes, é mesmo muito difícil colocá-la em prática! Ou por alguma aversão ou por alguma antipatia ou por outra coisa qualquer! Temos de nos esforçar para fazer o nosso melhor!
EliminarA pergunta que faz a si própria antes de realizar uma qualquer ação deveria ser obrigatória... Kant ficaria feliz por isso!
ResponderEliminarPois mas não foi sempre assim...
EliminarOlha que bem! Belíssimo exemplo...
ResponderEliminarObrigado!
Eliminar