quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Odeceixe

Sim, estive durante uns valentes dias na pequena vila de Odeceixe, situada no concelho de Aljezur, a noroeste do Algarve.

É uma vila completamente envelhecida mas que durante o Verão recebe muitos visitantes devido às suas características: de um lado umas praias fantásticas e do outro lado um paraíso campal a perder de vista.Um rio que se encontra com o mar e cria uma espécie de lago, excelente para as crianças brincarem.

Mas o que mais me impressiona neste lugar é toda a mistura de culturas, pessoas, modos de ser e estar. E tudo ali coexiste lado a lado, sem sobressaltos, confusões. Tudo é normal. E é tudo muito cool. Existe uma espécie de libertinagem no meio da liberdade individual mas sem colocar em causa o outro.

É o caravanismo e campismo selvagem, é a ausência de têxteis na praia, é o ar de quem já fumou umas ganzas e tá tudo ok, é a musiquinha ambiente nas esplanadas ao pé da praia, é o falar baixo, são os velhotes na rua a meterem conversa connosco, é o andar de bicicleta acima e abaixo, são as crianças a brincarem alegremente na praia, são mamãs jeitosas a fazerem topless, é uma praia oficial de nudismo ao lado de uma praia "normal", é a curiosidade das pessoas de irem verem estas diferenças, são aulas de surf pela manhã, é a estrangeirada que por aqui vive em pequenos oásis escondidos no meios dos montes e que para se chegar lá é preciso andar por caminhos de terra batida e ficar cheinho de pó.

É tudo mesmo muito louco! Mas uma loucura saudável e fico sempre com vontade de voltar a este sítio que considero tão enigmático! Lindo, lindo, lindo!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário