quarta-feira, 19 de março de 2014

A confissão e a reencarnação

Depois de ler sobre a felicidade da confissão no blogue da Bruxa Mimi lembrei-me da minha pessoa e desse sacramento que nunca gostei ou melhor nunca acreditei nele, apesar de ter sido abundantemente educada dentro dos parâmetros da Igreja Católica.

Lembro-me a primeira vez que me fui confessar. Estávamos em grupo, éramos uns catraios reguilas e todos combinámos dizer o mesmo, meia dúzia de frases decoradas. Como eram vários padres a confessar, resolvemos ir a um que sabíamos de antemão que ouvia mal, falava mal o português e nos despachava às três pancadas com uns padres nossos e umas avé marias. Lá estávamos todos no final da igreja para a confissão.

E assim foi nos meus tempos de miúda a confissão. Claro que no final sentia um certo alivio e pensava que não ia repetir os pecados que cometia. Eram coisas como dizer palavrões, chamar nomes aos colegas ou não ajudar com frequência o pai ou a mãe! Mas rapidamente esquecia...

Tornou-se tão repetitivo e chato que assim que tive liberdade para não o fazer, não o fiz  e pronto. Eu nunca ia falar de um problema mais grave com uma pessoa que não conhecia de lado nenhum e com o qual não havia confiança. Sempre que haviam confissões inventava mil e uma desculpas para não ir, uma das vezes até disse que já me tinha confessado noutra paróquia.

Se nós fazemos algo mal e depois nos arrependemos, Deus que é omnipresente sabe, não é preciso ir a um "representante humano de Deus". E a nossa consciência serve para quê? Para nos dizer o que está certo ou errado, não? Nunca vos aconteceu proferirem umas palavras para alguém e logo a seguir se arrependerem?
A mim, apesar de ser caladinha, acontece-me muitas vezes!

Depois, outra coisa que nunca me entrou. Vejamos: alguém mata outro alguém. Vai-se confessar, arrepende-se e pura e simplesmente é perdoado? Ou um homem que  viola uma mulher? Arrepende-se, vai-se confessar e é perdoado? Ou pais que maltratam filhos? Vão-se confessar, arrependem-se e são perdoados?

Tem de existir outra explicação! Cada um é responsável pelos seus actos e nós somos, por natureza, seres imperfeitos.Andamos por aqui, neste planeta, para limar arestas.

 É por estas e por outras que eu acredito na reencarnação! Acredito que já cá viemos mais vezes e que cada vez que vimos cá, é uma oportunidade para nos redimirmos dos erros das nossas vidas passadas. Apesar de nos podermos ter arrependido na hora do acto incorrecto, teremos sempre consequências, quer nesta, quer noutra vida!

Esta é a minha história e a minha crença actual! Vale o que vale! Com isto não quero ferir susceptibilidades de ninguém!

4 comentários:

  1. Eu CONFESSO que também não sou muito fã... é difícil! Talvez seja esse o objectivo... é um exercício à humildade ter que admitir os nossos erros a outra pessoa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está bem! Agora abalaste-me um bocado com o exercício à humildade. Respeito a tua opinião mas mantenho a minha!

      Eliminar
    2. Foi a maneira que achei para que me faça sentido... mas não me fez passar a gostar! Nem praticar com frequência... (a modos que, evito...). Pronto! Confessei! :-)

      Eliminar
    3. Acabo de ler o que escreveste e já me estou a rir! Isto parece mesmo um confessionário, a modos que um bocado público!
      :-)

      Eliminar