terça-feira, 1 de outubro de 2013

Gaiola Dourada

Et voilá, je regarde la Gaiola Dourada! (desculpem lá o meu françuguês). Depois de tanto ler por estas bandas sobre o filme, fiquei com a curiosidade aguçada e pronto vi e gostei. Não sei é se era um filme francês ou português! Pelo menos os actores eram portugueses! Pormenores à parte!

Não sou nenhuma analista de filmes mas posso dizer que o enredo é engraçado, que caracteriza bem os emigrantes, em especial os que estão em França (isto sem nenhum sentido pejorativo). Quem é que nunca presenciou um portuga-francês a falar francês e depois dizer umas asneirolas em português. Não faltou a bejeca aberta com os dentes!

Foi também salientado a bondade dos portugueses e o espírito de ajuda, o facto de serem bons trabalhadores. E adorei os convívios entre os portugas! Quem é que não gosta de uma bom almoço ou jantar em família, cheio de barulho e disparates! Acho que isto também nos caracteriza bem! O espírito de família está muito enraizado em nós.

Não faltaram as cusquices e os mal entendidos! Os amores e desamores! A tradição! As aparências! E no fim de contas, a simplicidade. Posso dizer que não sou nada adepta destes filmes mas este prendeu-me de tal maneira ao ecrã, que só queria saber o fim da história!

Quem ainda não viu, aconselho vivamente a ver, até porque é made in Portugal!

2 comentários: