quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Os cinco maiores arrependimentos

Uma enfermeira que trabalhou nos cuidados paliativos foi registando os maiores arrependimentos que as pessoas demonstravam na hora da sua morte.

Esta enfermeira, que eu não sei o nome (é pena), referiu que as pessoas quando confrontadas com a morte, crescem e evoluem de uma forma galopante, isto do ponto de vista pessoal. É como se fizessem um revisão de toda a sua vida.

Então, os cinco maiores arrependimentos são:

1) Gostaria de ter tido coragem de ter vivido a vida que queria e não a que os outros quiseram para mim.
Quantas vezes nós tomamos decisões e não são as que queremos, mas o que os outros querem que nos façamos? Quantas vezes abandonamos os nossos sonhos, só porque é mais sensato? E lá no nosso íntimo nos sentimos mal por isso?

2) Gostaria de não ter trabalhado tanto.
Quantos de nós vivem focados no trabalho e esquecemo-nos de coisas tão simples como conviver ou fazer um telefonema a quem mais precisa? Ou mesmo de dar apoio aos nossos familiares? Ou até nos esquecemos de nós próprios...

3) Gostaria de ter tido coragem de expressar os meus sentimentos.
Quantas palavras ficam por dizer? Quantos ressentimentos, quantas amarguras ficam entaladas no nosso íntimo? Quantas vezes nos falta a honestidade e a sinceridade para expressarmos o que gostamos e o que não gostamos em relação ao outro?

4) Gostaria de ter mantido contacto com os meus amigos.
Quantas vezes nos lembramos daqueles que passaram nas nossas vidas e por estarem longe ou mesmo por  inércia nossa deixamos de ter contacto com eles?

5) Gostaria de me ter deixado ser feliz.
Esta para mim é a que me toca mais, isto porque vivemos stressados, ansiosos como futuro e esquecemo-nos de viver o presente, o momento em si... Esquecemo-nos de ser felizes!

Digam lá se isto não dá que pensar?

"A vida é uma escolha. É a sua vida! Escolha conscientemente, escolha sabiamente, escolha honestamente. Escolha a felicidade!"

4 comentários:

  1. Dá mesmo que pensar...
    Porque é que é preciso chegar o fim da vida para vermos o óbvio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é porque temos demasiadas distracções à nossa volta e darmos importância a coisas que não merecem esse valor...

      Eliminar
  2. Estouvadita, adorei este post. Passa uma mensagem muito importante e muito profunda. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu pelos teus comentários, que sempre me dão força para continuar... Um beijo muito grande para ti!

      Eliminar