quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Nelson Mandela e o perdão

Esta temática é para todos nós um tanto ou quanto difícil, mas como estamos em época natalícia resolvi escrever sobre o perdão...

E pergunto eu: quem é que nunca foi humilhado, traído, recebeu de alguém que considerava amigo, ingratidão e indiferença? E naquele momento sentiu-se desprezado, humilhado, um ser insignificante à face da Terra? Ou até mesmo as quezílias que existem entre as famílias, sangue do próprio sangue?

E conseguir perdoar? Até porque não somos perfeitos, porque também erramos... É difícil, sim eu sei, mas não é impossível.

Por vezes o tempo pode apaziguar muitas amarguras, muitos ressentimentos, mas se os mal-entendidos permanecerem, não forem clarificados, desgastam-nos, criam desarmonia, a animosidade vai crescendo, tomando proporções de ódio.

E o ódio é um sentimento tão poderoso, que pode ser mais fatal que uma guerra. Por isso, enquanto andarmos por cá, o melhor é clarificar as coisas, pedir perdão se necessário e não deixar arrastar sentimentos nefastos.

Vamos, neste época natalícia, perdoar ou tentar perdoar alguém que nos magoou, sem apontar o dedo, sem cobranças porque só alcançamos a plenitude e a paz de espírito se o fizermos.

E como não podia deixar de ser, tenho que mencionar esse grande homem, Nelson Mandela, que esteve preso durante vinte e sete anos! Vinte e sete anos! Vinte e sete anos da sua vida jogada fora! E quando saiu não se vingou daqueles que injustamente o colocaram lá! Existe maior exemplo de perdão que este?

Um homem que lutou ardentemente pela paz, pela igualdade, pela liberdade! Sem dúvida, um ser humano extraordinário que será recordado ao longo de gerações e gerações porque a sua mensagem foi de harmonia, de tolerância e compreensão entre os povos. Um ser humano absolutamente excepcional que nos deu uma grande lição de vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário