terça-feira, 9 de julho de 2013

Gestação versus Agitação

Há coisas que me intrigam e esta é uma delas. Passo a explicar, quando estive grávida, não tive uma fase totalmente tranquila, foi até bastante agitada e tumultuosa.

Quando a minha filha nasceu, penei um bocado, era muito agitada e foram poucas as noites calmas e serenas  até para aí um ano e pouco de idade. E por vezes, penso se terá sido devido ao meu sistema nervoso e aos momentos stressantes pelo qual fui passando.

 Já perguntei a várias pessoas, que têm filhos, se havia uma relação entre a vivência de uma gestação serena e um bebé calminho. A maioria diz-me que sim. E vocês, acham que tem influência? Uma gestação serena e tranquila é meio caminho andado para um bebé calminho? O que pensam disto? Aguardo a partilha das vossas experiências...

4 comentários:

  1. Acho que uma gestação serena e tranquila só pode fazer bem, mas daí a ser garantia de alguma coisa, vai uma grande distância. E o inverso também não deve ser linear. Eu tive gravidezes relativamente serenas e bebés relativamente serenos, mas mesmo assim acho que a ligação entre as duas coisas não é assim tão direta.

    ResponderEliminar
  2. Também já ouvi a teoria, mas não confirmo nem desminto... como já disse algures, as minhas gravidezes não foram agradáveis (e como tal, um pouco cansativas e até stressantes) e eles, enquanto bebés, eram serenos...
    Parece que quanto mais o tempo passa, mais serenos me parecem (não sei se na altura eu dizia isto...)

    ResponderEliminar
  3. Bom, afinal o que é uma gravidez stressante? Andar de um lado para o outro? Trabalhar horas a fio? Ouvirmos dizer que há a possibilidade de o nosso bebé ter trissomia 21 e ter de fazer uma amniocentese? Ter um acidente de automóvel aos 5 meses de gestação?
    Bom, passei por tudo isto e a minha bebé era sossegadita. Dormia pouco, sim, só dormi uma noite completa ao fim de 13 meses, mas ela sempre foi doce, sossegada, até hoje (3 anos e meio) nunca fez birras, não mexe em nada sem pedir (até assusta), é calma e divertida.
    Mas se calhar, quando era recém nascida, eu achava que ela podia ser um bebé mais dorminhoco e que por isso ela era agitada! As definições de agitação de cada um de nós variam consoante a nossa disponibilidade para a recebermos *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vinda mamã! Tenho que dar a mão à palmatória! Não passei por nada disto que referiste mas a minha criança foi um bebé intranquilo! Actualmente faz birras de meia noite, mas também tem um lado super meiguinho. Enfim... Obrigada pelo teu comentário! Gosto mesmo de partilhas!

      Eliminar