terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Indignação

Quem me vai lendo e acompanhando sabe que não vivo os melhores dias em termos profissionais. Vivo na precariedade absoluta e com uma vontade enorme de tentar outra profissão, fora do ensino!

Desculpem-me todos os que não são professores, que passam por aqui, mas o que se está a fazer à função pública é uma verdadeira atrocidade. Hoje ao olhar melhor para os cortes salariais fiquei com um nó na garganta, com um aperto no peito. Caramba, qualquer dia temos de pagar para trabalhar! Isto é ridículo, desumano até! Para dar aulas tenho de percorrer uma série de quilómetros quando o meu ordenado não chega para as despesas de deslocação e se por acaso ficar por lá num quarto, vai tudo à vida! E o nível de vida nas grandes cidades! Isto está tudo louco! Os outros fazem os erros e nós é que pagamos! Está certo, sim senhor!

Depois, vêm pais falar comigo, dizendo que os professores dos filhos não os estão a preparar devidamente para os exames. Não fazem fichas, não se vê trabalho... Com toda esta desmotivação, o que é que esperam? A maioria das pessoas sai do seu trabalho e não pensa mais naquilo! E um professor? O que é que faz quando saí da escola? Também não devia pensar mais naquilo, certo? Neste momento ganha tanto ou menos que os outros? Obviamente, que no meio disto tudo ainda há gente que trabalha por amor à camisola! Que gosta do que faz! Que é professor de coração!

Como o ensino é uma porta que se está a fechar devagarinho, vou, obviamente, tentando outras coisas e hoje foi a gota de água! Mandei um currículo para um possível trabalho que consistia em atender telefonemas e reencaminhá-los para as devidas secções. E vai de me darem, hoje, a resolução do recrutamento. Não possuo experiência comprovada de dois anos em atender telefones, logo fui automaticamente eliminada! Pronto é isto! Ou tenho currículo a mais, ou não tenho experiência, ou não estou devidamente capacitada para as funções ou isto ou aquilo!

Caramba se a oportunidade não me for dada quando é que vou ter experiência seja no que for! Realmente um professor não serve mesmo para nada! É acabar com eles todos de uma vez! Neste país o que funciona é a cunha e os conhecimentos e não a competência e responsabilidade! O mundo é dos espertos e não dos inteligentes! Quem se safa nesta selva é rei!

2 comentários: