quarta-feira, 2 de abril de 2014

Reaprender

Nós, pequenos seres insignificantes, pensamos muitas vezes que temos o controlo de nós próprios, dos nossos filhos, da nossa família, dos nossos amigos, de tudo o que nos envolve...

Temos mesmo a mania! Somos seres altivos, donos da razão, senhores do tempo. Planeamos muito, pensamos muito, vivemos em tal estado de ansiedade e stress sobre  o que poderá vir a acontecer que nos esquecemos do presente.

E quando tudo se descontrola: os planos, os amigos, a família... Aquilo que era certo deixa de o ser! O futuro passa a ser um labirinto totalmente desconhecido. 

Hoje estou aqui a escrever estas palavras. Mas amanhã não sei! Cada um de nós, e estou a falar para os stressados e para os ansiosos como eu, tem de reaprender a viver. 

A ter calma, a respirar fundo, a apreciar o momento e a agradecer, o que de bom ou de mau a vida nos traz. São tão somente aprendizagens que nos fazem evoluir e se aprendermos a lição, certamente, num tempo mais além, seremos seres humanos melhores.

O que hoje não compreendemos porque nos aconteceu/acontece, compreendê-lo-emos daqui a alguns anos!  

4 comentários:

  1. Muito verdade... porque é que será que é tão difícil interiorizar isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é... Também não tenho resposta! A verdade é que tenho tentado mudar isso em mim mas sinceramente é muito difícil!

      Eliminar
  2. Tem toda a razão, vivemos a pensar no amanhã é o momento passa por nós sem que nos apercebamos disso. Penso que está tendência Iara pensar assim, tem muito de cultural e de educacional. Somos educados a pensar no futuro, numa vida melhor e assim por diante. Concordo que se eduque assim, contudo levamos essa preocupação demasiado a sério... Digo eu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, pensando bem, somos mesmo educados para o futuro e acabamos por nos esquecer de viver o presente. Concordo em absoluto!

      Eliminar