quinta-feira, 4 de abril de 2013

Dicas para Poupar #1

Hoje fui às compras de géneros alimentares, produtos de higiene e afins. Vou partilhar convosco algumas coisas que costumo ver e fazer para poupar uns trocos. Obviamente não sou uma expert em finanças pessoais mas nos tempos que correm, é sempre bom ter/saber alguns conselhos para poupar nos mais variados aspetos.

1) Preço da Unidade/kg/Litro
No supermercado, nas etiquetas dos produtos em letras pequeninas está lá escrito o preço da unidade, do quilograma ou do litro e nem sempre a embalagem maior compensa. Por exemplo costumo comprar toalhitas dodot activity para a minha miúda e neste caso o mais barato é a embalagem que tem na etiqueta em letras miudinhas que o preço de cada toalhita custa 2 cêntimos, já na embalagem de maior tamanho o preço de cada toalhita é 3 cêntimos. Uma pessoa com pressa o que é que faz? Traz para casa a embalagem maior. Dura mais tempo e como é grande deve ser mais barato. Engano!!! É preciso estar atento!!!

2) Tudo até ao fim
Usar os os cremes do rosto, hidratantes do corpo, shampoos, etc até ao fim, cortando as embalagens sempre que possível (nem imaginam duram mais de uma semana).

3) Usar amostras
Para que é que servem as amostras? Para nos as experimentarmos, claro. Se for do nosso agrado é gastá-las até ao fim, assim não se usam outros produtos. Eu sou uma amostro-dependente, aproveito tudo.

4) Apontar tudo
Como os tempos são de contenção, uma boa estratégia para ver quanto gastamos e em quê, é apontar tudo o que se compra e o respetivo preço. Depois é ver onde se pode cortar. Dá para ter uma boa noção dos gastos. Para quem gosta de excel, até pode fazer um pequeno programita e depois é só inserir dados, não é preciso nada de muito elaborado... Penso que o excel 2007 já tem um programa incluído, acho que até é bastante elaborado.

5) Comparar Preços
Esta é para quem tem mais tempo livre e alguma paciência. Neste momento apenas me lembro de um pequeno exemplo que é a areia para a minha gata que no Dia custa 0,94 cêntimos e no Pingo Doce custa 1,99 cêntimos (uma embalagem de 5 kg). Foi algo que me saltou à vista!!! É uma grande diferença!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário