segunda-feira, 8 de julho de 2013

Alguém se lembra disto? #17

A internet anda um bocado totó!!! Caramba, a falta que ela me fez hoje! Problemas técnicos, dizem eles!!! Mas tudo se resolveu. Agora vamos ao que interessa...

Alguém se lembra do local onde guardava os "tustos"? Sim, aquela caixinha, que se enchia de moedas e notas dobradas? E quando se agitava, fazia uma barulhada...

Bem, não sei se isto é  um clássico, mas lembro-me de muitos colegas também o terem, lá por casa. Um mealheiro castanho, de pele, com um aloquete, não fosse o diabo tecê-las e tirarem-nos as "moengas".
Aqui está ele, velhote que só vendo!!!


E lá dentro, além de uma infinidade de moedas de 1 escudo, encontrei estas duas notas, imagine-se, de 50 e 100 escudos. Eu sou do tempo dos escudos, em que uma notita de 500 escudos dava para ir ao cinema e lanchar com os amigos! Ah, pois é!


E vocês, são do tempo dos escudos? Também tiveram uma mealheiro destes? Ou, porventura, o vosso era muito mais giro e de porcelana?

13 comentários:

  1. Nunca tive um mealheiro como esse, mas lembro-me de ter tido outros (não ficaram muito marcados na minha memória...) Lembro-me no entanto que eram dos que davam para abrir em baixo... e não me esqueço que a minha mãe de vez em quando me ia lá pedir umas moedas emprestadas quando lhe faltava o troco na mercearia... e lembro-me nitidamente que ela se esquecia de repor... e talvez por isso (e porque eu própria o assaltava de vez em quando) nunca lá juntei fortuna... a minha relação com os mealheiros não é grande coisa... Está visto que poupanças, não é comigo!

    ResponderEliminar
  2. Nunca tive um mealheiro desses, nem nunca vi nenhum! Tinha um de metal, que tinha a forma de um poste do correio cilíndrico. A abertura para as cartas era a entrada do dinheiro. Não tinha saída, como outros mealheiros que me lembro de ver. Era preciso uma força brutal para desenroscar ou puxar a tampa. Ou seja, era fácil poupar qualquer coisa...
    Uma pergunta: "aloquete" é o mesmo que "cadeado", não é? Não conhecia o termo! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, e sim, com 40 anos, também era do tempo dos escudos! :-)

      Eliminar
    2. Olá! Estou-me aqui a rir (sem maldade, claro), com a tua pergunta do aloquete é o mesmo que cadeado, porque sou do norte-centro e o meu marido durante a semana trabalha no sul e existe uma série de palavras que são usadas no sul e não norte e vice-versa. E ainda há pouco tempo estivemos a falar disso. É giro, estas pequenas diferenças!!! Qualquer dia faço uma lista e coloco aqui no blogue!

      Eliminar
    3. Tou nessa! quero ver se vocês sabem decifrar algarvio...

      Eliminar
    4. Tenho mesmo, mesmo de fazer a lista! Depois tu traduzes para algarvio, ok?

      Eliminar
    5. A única coisa que sei é que no Algarve dizem que os bebés estão cheios de (desculpem) "caca", enquanto mais para cima dizemos que estão cheios de "cocó"... E acreditem que me fez muita confusão, há muito anos, ouvir a minha irmã dizer que a filha tinha "caca" - soou-me a muito mais "podre" do que "cocó"! ;-)

      Eliminar
    6. Para mim são perfeitos sinónimos...

      Eliminar
    7. Realmente Bruxa Mimi!!! Também concordo contigo! Acho que caca é muito pior que cocó! Começo logo a imaginar um enorme monte... Porque é que a conversa tinha que dar nisto?:)

      Eliminar
  3. Olá, já estive a dar uma espreitadela nos teus blogues! A verdade é que não sou grande fã de futebol mas gostei do teu blogue "A minha coleção de material" é engraçado! Vou-te seguir neste blogue, ok?

    ResponderEliminar
  4. Alguém se lembra disto? #18...
    Está atrasado...
    (estou a bater o pézinho...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi! O "Alguém se lembra disto? #18" foi o Vitinho! Está em falta é o "Alguém se lembra disto? #19", desta semana... Não está esquecido! Apenas adiado!

      Eliminar
  5. Xiiii... tou a precisar de férias!
    OK. Fico à espera do #19 (pacientemente)
    :-)

    ResponderEliminar