sexta-feira, 15 de março de 2013

Encontro de Professores

Hoje fui ao supermercado fazer umas compritas e encontrei-me com um colega de profissão e fiquei ainda mais triste, mais desiludida, mais abatida, mais tudo... Este meu colega dá aulas à dezassete anos, atualmente está sem colocação, com três filhos para criar, a mulher também professora (pelo menos encontra-se a trabalhar, mal  o menos) e era ver o desapontamento de ambos à medida que íamos falando. Durante anos fomos úteis ao sistema e agora jogam-nos fora como se de lixo se tratasse, além disto somos uma classe desacreditada, abandonada, em que o respeito e a dignidade parece que se esfumou. Isto são apenas desabafos de quem sente na pele tudo isto, de quem vive na incerteza do futuro. Que futuro? Acabamos a conversa, com um "Se tivermos que ir embora, vamos" e "Não há-de ser nada"... Sim eu sei... A luta é o caminho. Temos de ir caminhando, passo a passo e nunca, mas nunca desanimar... Se não for o ensino, há-de ser outra coisa qualquer... Apesar de saber que em qualquer profissão existem bons e maus profissionais, o que a classe de professores não é, obviamente, uma exceção, peço por favor...RESPEITEM OS PROFESSORES.

Sem comentários:

Enviar um comentário