quinta-feira, 6 de junho de 2013

Alguém se lembra disto?#13

Ora aqui estou mais uma vez, trazendo recuerdos de tempos que já lá vão e não voltam não. Se foram bons? Sim, muito bons, certamente melhores e mais despreocupados do que os tempos actuais.

Hoje o que tenho para vos mostrar é um jogo, o qual éramos capazes de jogar uma tarde inteira sem desmotivar e sem chatear ninguém. Era um jogo de perícia, de acrobacia e também alguma sorte. Estimulava o nosso raciocínio mental. Actualmente penso que: ou já não existe ou não está muito em voga.

Então o joguito dos velhos tempos, é, nem mais, nem menos, que o jogo do MIKADO, um jogo de pauzinhos, em que ganhava o jogador que conseguisse mais pontos de acordo com a cor dos pauzinhos.

Claro, que os ditos pauzinhos não valiam todos o mesmo. O pauzinho branco, que era só um, valia vinte pontos, o chamado general. Era a loucura para o conseguir sacar. Depois tínhamos os pauzinhos amarelos, que valiam dez pontos, os chamados majores. Os que valiam cinco pontos eram os pauzinhos azuis, os chamados tenentes. De seguida vinham os sargentos de cor verde que valiam três pontitos. E por último vinham os pauzinhos de cor vermelha, os chamados soldados com dois pontitos apenas.

Como é possível, eu ainda ter as instruções do jogo! Claro que tinha de ter, para não me esquecer do valor de cada pauzinho! Ainda andei a ver se tinha um data, mas não. Só sei dizer que o papel está muito amarelado, deve ter uns bons anitos!!!

 E vocês, malta de 70/80, jogavam a isto? Ou nem por isso? Quais os vossos jogos favoritos? Fico a aguardar...





4 comentários:

  1. XII, se me lembro.

    E quem fazia Batota? Eu nunca fiz BATOTA, tinha era outras regras, lol

    Gosto Disto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui!!! Batota!!! Ninguém a fazia!!! Era só apanhar alguém distraído e tirar os pauzinhos de maior pontuação. É a vida!!! Quem parte e reparte e não fica com a melhor parte ou é burro ou não tem arte!!! Ah!Ah!Ah!

      Eliminar
  2. Também me lembro do MIKADO, mas como eu não era grande coisa a jogar esse jogo... podes crer que não ficava a jogar uma tarde inteira! para mim era demasiado frustrante!!!

    O que me ocupava dias a fio era o Monopólio... lembram-se que ganhávamos 2 contos a passar a casa de partida? E o Rossio e a Rua Augusta? ... Nós dávamo-nos ao trabalho de apontar todas as posições, contar o dinheiro todo que cada um tinha para poder arrumar a caixa e voltar ao mesmo jogo no dia seguinte... vício!!! Há mais viciados por aí?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não fui muito jogadora do monopólio, mas lembro-me de um colega que não gostava de perder nem a feijões. E dizia sempre muito convicto: "Como o meu dinheiro ninguém brinca." Esta frase ficou célebre entre a malta e ainda hoje é recordada.

      Eliminar